Autor: Franz Kafka
Título Original: The Metamorphosis 
ISBN: 9788525410467
Editora: L&PM
Páginas: 142
Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse
A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

Opinião
A Metamorfose parece uma história absurda e irreal para quem lê sem analisar, mas é uma clara crítica aos seres excluídos da sociedade e mostra como as pessoas são descartáveis.
O personagem Gregor Samsa sustentava sua família sozinho até que acontece a metamorfose. Acha que ele ficou desesperado por ter se transformado? Não. Ele ficou preocupado com o trabalho de caixeiro-viajante e o que o pessoal da firma iria pensar.
A família se preocupou com Gregor e tentou ajudá-lo? Não. Estavam preocupados que tinham que voltar a trabalhar para conseguirem viver e como se não bastasse tinham vergonha e excluia Gregor como se ele não existisse mais.
Até que chegou o momento que Gregor se conformou com sua situação e ficou só rastejando e esperando o tempo passar.
Viu alguma relação sobre o que acontece de fato com as pessoas? Alienação?
Achei um ótimo livro, pequeno e de fácil leitura, a complexidade está na mensagem que Kafka quis passar. É um livro que muita gente vai ler e pensar “Hã? E ai? É isso?”.
Esse foi o primeiro que li de Kafka e sem dúvida irei ler mais.

Nota 10

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 Comments on Resenha – A Metamorfose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.