Autor: Marco Machado
ISBN:  9788562851438
Editora: Usina de Letras
Páginas: 184

Sinopse
Filosofia: a eterna busca pela verdade. Ficção: a eterna fuga da realidade. Juntam-se os dois e o que temos? Um dos livros mais originais dos últimos tempos.
De um lado, um mestre e discípula não-convencionais  um manco ex-presidiário e uma estudante da zona sul carioca buscam a própria evolução mental e espiritual. Do outro lado, a vida e drama de outros três protagonistas residentes no Rio de Janeiro exemplificam os tipos de pessoas que formam a humanidade. Suas histórias se entrelaçam e o resultado é um livro revolucionário, que ensina filosofia sem esforço.

Opinião
Confesso que assim que vi o livro o julguei, não pela capa que é uma bela pintura de William Blake, mas pelo título. Pensei que fosse alguma apologia ao ateísmo, do tipo que tenta te converter e etc. Felizmente eu estava enganada, a única apologia que ele faz é a reflexão.
Em meio a referências a Deuses gregos e a bíblia, Marco Machado nos apresenta a tríade que está presente em todas as pessoas (o desejo, a memória e o limite) e discorre sobre eles, de forma filosófica, porém simples.
Eu diria que os personagens não são o foco do livro, eles apenas auxiliam os leitores a entender um pouco mais dessa tríade, principalmente a personagem Marcela que ao ouvir as meditações do Manco, que muitas vezes são profundas demais, o questionava várias vezes para que ficasse mais fácil de entender.
Não indico o livro como passatempo, é melhor ler com calma e refletir sobre as questões propostas.O Oração do Ateu além de diversão traz também conhecimento.

Nota 7

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 Comments on Resenha – Oração do Ateu – Parte 1: As Condições do Mestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.