CIA Manual Oficial de Truques e Espionagem
Titulo Original: The Official CIA Manual of Trickery and Deception
Autor: H.Keith Melton e Robert Wallace
Editora: Lua de Papel
ISBN: 9788563066237
Páginas: 242

Sinopse
Como eram as investigações e os artifícios utilizados pelos agentes da CIA antes da era tecnológica atual, quando não existiam computadores pessoais? Em 1950, o mágico John Mulholland, um dos mais famosos dos EUA, foi convidado para produzir truques de espionagem, que foram usados largamente pela CIA por vários anos. Por segurança, todos os exemplares foram destruídos em 1973. Pelo menos era o que se acreditava, até que os autores encontraram os manuscritos em 2007 e depois de assegurar toda a fidelidade da história, decidiram publicar este livro. Estes manuais foram elaborados para que os agentes da CIA pudessem repassar documentos com máxima discrição, esconder pequenos objetos e ainda para conseguir provas. Em 1953, sob o pano de fundo da Guerra Fria, a CIA criou um programa super secreto, com nome de código MKULTRA, para reagir às novíssimas técnicas soviéticas de investigação da mente.

Opinião
Eu sou uma pessoa bem curiosa então quando vi a sinopse desse livro fiquei maluca para ler. Infelizmente ele é bem menos do que eu esperava.
CIA Manual Oficial de Truques e Espionagem começa falando sobre como e por que os truques de mágicos e ilusionistas foram implantados nas ações clandestinas dos agentes da CIA. Depois ele mostra alguns pontos para conseguir fazer uma boa “mágica” e mostra um passo a passo para realizar alguns truques.
O livro se torna maçante e repetitivo nessas lições e os ensinamentos são, muitas vezes, confusos mas as ilustrações de Phil Franke são muito bem feitas e consegue esclarecer os passos.
Foi interessante descobrir certas artimanhas dos agentes mas fiquei um pouco decepcionada, esperava muito mais desse livro.

Nota 6

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 Comments on Resenha – CIA Manual Oficial de Truques e Espionagem

  1. Nem pela sinopse me interessei, bom saber que ele não é o que parece ser.
    By the way, nunca fui curiosa quanto a truques de mágica. Sempre os achei massantes, irritantes e os mesmos. ehuuuuhe Sim, odeio mágica/truque/circo/afins! xD haha

    Beijão!
    Gabi – A Bookaholic World

  2. Achei um tema bem interessante, mas pelo seus comentários não parece ser muito bom. Mais um livro que não compraria mas seu eu ganhasse ou pegasse emprestado eu leria.

    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

  3. Não achei massante, o livro é um manual, se você lê achando que esperando um romance ala identidade bourne vai se decepcionar mesmo. esse tipos de literatura didática são nesse estilo mesmo vide o Hitman manual técnico do assassino independente, ou o livro tático de Guerrilha urbana do marighella. que inclusive foi traduzido pro inglês e espanhol pela CIA ou os manuais de sabotagem russos, são cheios de informações e técnicas redundantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.