Autor: Eric-Emmanuel Schmitt
Título Original: Le sumo qui ne pouvait pas grossir
ISBN: 9788588193406
Editora:
Páginas: 96
Submarino | Americanas

Sinopse
Selvagem, revoltado, Jun tem 15 anos e vive vagando pelas ruas de Tóquio. Afastado de sua família e de amigos com quem se recusa a ter qualquer contato, ele sobrevive do comércio barato de rua e do lixo dos restaurantes da cidade. Seu encontro com um mestre sumô que diz enxergar nele um “gordo”, apesar de toda a magreza do menino, acaba fazendo com que Jun se inicie na prática da mais misteriosa das Artes Marciais. Com o mestre Shomintsu, Jun descobre um mundo do qual nem suspeitava a existência: aquele da força espiritual, da intuição e da aceitação de si mesmo. Mas como chegar ao Zen numa sociedade onde vivemos imersos na dor e na violência? Como ter a fortaleza de um sumô, se nem podemos engordar?

Opinião
No começo da leitura fiquei um pouco revoltada com Jun. Ele tratava o mestre Shomintsu com muita agressividade, tudo bem que ninguém vai gostar de ouvir “Vejo um gordo em você” todos os dias, principalmente se for tão magro quanto Jun que se diz parecer um desenho 2D porque lhe falta relevo, mas não precisava ser tão grosseiro.Nota
No decorrer do livro descobrimos porque Jun é assim. Apesar da narrativa ser em primeira pessoa, no caso Jun, somente no final conhecemos seus verdadeiros sentimentos.
A história além de mostrar a luta e a dificuldade de Jun para conseguir engordar para se transformar em um bom lutador de sumô, algo que ele aprendeu a admirar, mostra também seu crescimento humano e como ele consegue resolver seus conflitos internos.
Esse pequeno livro vem recheado de conhecimento e com mensagens importantes. Indico para todos pois é uma lição de vida.

“Há sempre um céu azul por trás de nuvens escuras…”

Nota 6

Blogueira, booktuber e desenvolvedora de sistemas . Apaixonada por livros, séries, chocolate e coisinhas fofas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comments on “Resenha – O Sumô Que Não Podia Engordar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.