Olá nerds leitores!

Todos nós bookaholics temos ciúmes amamos nossos livros e queremos eles sempre lindos, limpos, longe de mofo e dos temidos cupins.

Há algum tempo atrás o leitor Bruno me pediu para dar dicas de como conservar e limpar os livros. Então resolvi fazer um post sobre isso falando sobre alguns cuidados básicos.

Na hora de ler…

  • Use sempre um marcador de páginas! Nada de clipe! Se ele for de metal vai enferrujar, sujar e corroer a páginas. “Ah mas eu uso aqueles de plástico…” A folha também fica marcada certo? E sobre dobrar a página não vou nem comentar.
  • Evite abrir totalmente o livro. Uma abertura de 90 graus é o suficiente para leitura e não vai estragar a lombada.
  • Não use saliva para virar as páginas porque é muito nojento causa manchas amareladas.
  • Por mais que a leitura esteja envolvente e você não queira largar o livro para nada, faça um esforço e o deixe de canto quando for comer e beber para não atrair insetos e roedores.
  • Mãos engorduradas acelera a decomposição do papel. Então antes de manusear um livro mais velhinho, lave-as.
  • Se você é como eu, que sempre tem um livro na bolsa/mochila, guarde-o em uma pasta ou sacola de pano. Evita que ele fique amassado e sujo.

Na hora de guardar…

  • Não guarde os livros inclinados. O correto é deixá-los na vertical.
  • Caso você guarde os livros na horizontal, não empilhe mais de 3 livros.
  • Mesmo na vertical, atente-se a quantidade de livros. Eles precisam ficar “confortáveis”, não espremidos um contra o outro.
  • Quando for pegar um livro da estante não o puxe pela parte de cima da lombada (pode descolar ou rasgar) e sim pelo meio dela.
  • Não os guarde em sacos plásticos pois o papel precisa “respirar”.
  • Sua estante é fechada? Abra as portas e deixe arejar!

Ambiente

  • Mantenha os livros em lugares com umidade entre 50% e 60%. Eles precisam de umidade para manter sua flexibilidade mas o execesso pode causar fungos.
  • Devem estar em lugares frescos.
  • Mantenha longe da luz direta do sol pois entorta as capas e amarela as páginas.

Limpeza

  • Para limpar passe apenas uma flanela seca.
  • Tire sempre o pó tanto dos livros quanto da estante.
  • Na estante passe somente um pano úmido. Se utilizar algum produto ele pode deixar algum resíduo que penetre o papel.
  • Folheie os livros mesmo que não vá ler. Como eu já disse ele precisa “respirar” e isso impede que as folhas fiquem ressecadas.

E você? Como conserva seus livros? Deixem suas dicas nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 comments on “Como conservar seus livros”

  1. +1 em Tarsila!

    “Caso você guarde os livros na horizontal, não empilhe mais de 3 livros.”

    Graças a minha mãe, estão os 13 livros da saga Deixados Para Trás um em cima do outro D:
    Amanhã arrumarei minha estante *-*

      • Essa foi a única que eu não entendi o motivo, alguns eu guardo na vertical e outros na horizontal (pela falta de espaço não ficam todos na mesma direção), e sempre achei que na vertical pode amaçar mais fácil a capa e as folhas em baixo, e na horizontal pensava que não havia problema algum…

      • Núbia, é por causa do peso. As páginas não respiram. É o mesmo efeito de colocar na vertical mas deixar super apertado.
        Então sempre dê preferência para deixá-los na vertical e um pouco espaçados. Mas te entendo em relação ao espaço =/
        Desfazer dos livros é que não vamos né? rsrs melhor deixar em pilhas mesmo.

  2. Tinha muita dica aí que eu não conhecia. Mas algumas eu aprendi na biblioteca da faculdade, já que tava sempre por lá e era amiguinha da bibliotecária. Na verdade, ela me deu muitas dicas também pra organização no computador. Já pensou em fazer um post mostrando alguns programas fáceis de biblioteca pra gente poder organizar o que tem? 😀

  3. Thanks!!
    Quantos livros e mangás não teriam sido salvos se eu soubesse de tudo isso antes… X_x
    *se levanta e arruma os mangás tombados na vertical*

    Olha eu carrego o livro dentro daqueles saco de documentos/fichários dentro da mochila e para carregar na mão (isso é mais para proteger da chuva) e retiro do saco quando chego em casa.

      • Muito obrigada pelas dicas
        Sobre não deixar os livros diretamente na luz do Sol…eu deixo alguns na minha estante, perto da janela, talvez seja por isso que as páginas ficam amareladas tão rápido :c
        Exeto o livro do Drácula que permanece estranhamente bem conservado, independente de onde eu o deixe, embora também seja o meu livro mais antigo “-”
        E sobre não deixar mais de 3 livros empilhados na horizontal.. Já estou indo arrumar kkk
        E outra dica é deixar longe do alcace quando a família for fazer uma visita! Só neste ano, tenho um priminho de 3 anos que colocou o meu último livro da Seleção no frigobar !!!! (Isso porque o livro estava guardado no quarto da minha mãe) Fiquei procurando o dia todo e quando achei estava coberto de gelo TT.TT
        Depois passei mais uma hora tentando recuperar ele folheando as páginas em frente ao ventilador …quem vê ele hoje nem acredita pelo que passamos kk E este mesmo primo outra vez pegou uma caneta e rabiscou todo o livro “A menina mais fria de Coldtown”. A minha mãe me chamou enquanto eu estava lendo e eu o deixei no sofá da sala (erro crítico)
        Ah e também tem outro priminho de 1 ano que literalmente “comeu” um livro do George Orwell ><

  4. O post é muito interessante, mas eu não faço nada disso. Não ligo pro livro estar novinho em folha… Gosto dele com cara de usado. Eu leio em todos os lugares… almoçando, no trem, antes de dormir… então meus livros em marcas de tudo!
    Se eles tiverem cara de muito conservadinhos é porque eu não li. E quando empresto (não sou ciumenta com eles não) não ligo se alguém fizer anotações, se alguém manchar com café…. não ligo mesmo.
    Já vi que sou bem diferente da maioria!

  5. Muito boas suas dicas!

    eu guardo meus livros todos na vertical, e muito embora eu tenha tres estantes, estão todos espremidos que nem um salame! – os do percy jackson e do HP tão me implorando por algum ar! UAHASHSUAASHUSH *maldade*

  6. Na cidade onde eu moro chove muito e por isso está sempre úmido.
    Guardo meus livros no guarda-roupas, pois fora eles ficam enrugados. Mas mesmo lá dentro fica muita umidade, por isso coloco um pedaço de giz e troco todo FDS.
    Tem vezes que o giz quase vira papa sauhsahuhusa

  7. Sobre não guardar em sacos plásticos, não guardar nem mesmo se deixar aberto na parte superior?
    Pois tenho alguns guardados aqui mangas no caso,e eu achava que estes estavam protegidos.

  8. Olá acrescento que tenham cuidado com livros antigos e usados. De preferência não os guarde com livros novos pois pode acelerar o processo de envelhecimento. E caso tenha algum fungo passará para o seu mais novinho livro.

  9. Guardo meus livros em sacos plásticos fechados e não pretendo fazer de outra forma. Depois de uma traumática experiência em que encontrei cupins ainda vivos em um maravilhoso livro de fotos de cachorro não tenho mais coragem de guardar meus livros desprotegidos…

  10. Post muito legal. Otimas dicas.
    Eu guardo meus livros em saquinhos palsticos (com um furinho na ponta, porque é o jeito e eu morro de medo de encontrar em uma livro aquele furinho certinho…que o atravessa inteiro, causado por traças,rs. Mas vou começar a tira-los de vez em quando e folhear…pra eles poderem respirar =)

    Bjs, Fran

  11. adorei as dicas parabéns, dê uma olhadinha no meu site, mas voltando ao assunto, como faz para ver como está a umidade do ar ? meu quarto, no inverno às vezes mofa, eu quero saber como para ver se meu bebes não vão estragar…. beijos adoro seu blog.

  12. Valeu pelas dicas! Adoro meus filhos, e não quero que nada de mal aconteça a eles (meus livros, quero dizer)
    Ah, outra dica, é nunca deixar em um mesmo ambiente, seu irmão mais novo, uma caneta e seu livro, isso pode prevenir um ataque de ira. (Eu que o diga…)
    Beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.