Nós, Robôs
Autor: Mark Stephen Meadows
Editora: Cultrix
Páginas: 249

Sinopse
Durante a década de 60, crianças e pré-adolescentes ficavam encantados com carros voadores, cidades suspensas e toda sorte de aparelhos eletrônicos que faziam parte das rotinas dos Jetsons, uma adorável família que vivia no futuro. Para ajudar a matriarca nas rotinas da casa, nada menos do que uma empregada doméstica robô, conhecida como Rosie.

Novidades para a época, as atrações saltaram da animação de Hannah-Barbera para o mundo real – pelo menos quando se trata dos robôs. Recentemente a indústria norte-americana anunciou a criação de Luna, primeira robô pessoal completamente programável que, a exemplo de Rosie, deve assumir tarefas domésticas.

Atualmente, há nove milhões de robôs em operação em todo o mundo. A Associação Japonesa de Robôs prevê que em meados de 2021 este número salte para mais de 35 bilhões de robôs pessoais, afirma o americano Mark Stephen Meadows, estudioso de inteligência artificial e autor do livro Nós, Robôs: Como a Ficção Científica se Torna Realidade que será lançado no Brasil pela Editora Cultrix durante a XV Bienal do Livro Rio.

Mãos e emoções artificiais, robôs domésticos, robôs militares e muito mais são personagens e temas discutidos na obra por Meadows que, com inteligência peculiar, separa a ficção científica da realidade e leva o leitor à reflexão sobre a criação desmedida dos robôs: “em nossa eterna missão de criar mais e mais robôs da vida real, nós é que nos tornamos cada vez mais robotizados” – alerta.

Segundo o autor, não é difícil compreender porque essas máquinas conquistam cada vez mais a simpatia do público em geral: “elas trabalham por menos, produzem mais, executam atividades perigosas, não necessitam de plano de saúde, são capazes de trabalhar por períodos longos e não se organizam em sindicatos”. Assim é cada vez mais comum observar empresas inteiras substituírem sua mão de obra humana por robôs, como é o caso da indústria automobilística, por exemplo.

A obra reúne questionamentos complexos, entre eles, o autor destaca o quão perto de se tornar reais estão os robôs de ficção científica e quais as consequências destes passos para a vida real.

Mais do que simples tarefas como a de arrumar a casa, como a robô Luna já é capaz de desempenhar, o autor prepara o leitor para surpresas como ver o robô se desviar de balas, expressar amor e se magoar ao perceber que não é correspondido. E ainda alerta para gerações futuras que, segundo ele, certamente verão robôs com cérebros de animais.

Imaginação futurista, cultura pop e muito humor se misturam no livro que apresenta ricas ilustrações coloridas de robôs de ficção científica, imagens de robôs reais e muitas novidades para os fãs de fatos científicos.

Blogueira, booktuber e desenvolvedora de sistemas . Apaixonada por livros, séries, chocolate e coisinhas fofas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comments on “Lançamento – Nós, Robôs”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.