Os Outros Schindlers
Autor: Agnes Grunwald-Spier
Editora: Cultrix
Páginas:302

Sinope
Em 1993, o diretor Steven Spielberg apresentou ao mundo a história surpreendente de Oskar Schindler, empresário alemão que, horrorizado com o assassinato de milhares de judeus nos campos de concentração nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, escreveu uma lista com os nomes de 1200 trabalhadores que prestavam serviço em sua fábrica na Polônia, preservando suas vidas do extermínio. O filme A Lista de Schindler ganhou sete Oscars, incluindo a categoria de Melhor Filme e outros 65 prêmios, inclusive o Globo de Ouro e o Grammy, tornando a história do alemão conhecida no mundo inteiro.

Porém, ele não foi o único a realizar tão digna tarefa de salvar vidas inocentes das mãos dos cruéis soldados nazistas naquele período. A descendente de judeus, Agnes Grunwald-Spier, fez uma minuciosa pesquisa e descobriu mais de 30 pessoas que tiveram a mesma boa vontade, muitas vezes colocando a própria vida em risco.

A obra divide os voluntários em três “categorias”: aqueles que resgataram pessoas por motivos religiosos, os que o fizeram por motivos humanitários e aqueles que tiveram outros motivos, seja por envolvimento com o grupo de resistência nazista, por lealdade aos refugiados ou até mesmo por interesse econômico – houve quem salvasse a vida de judeus em troca de pagamento. A autora mostra que, independente da motivação, estas ações foram fundamentais para a sobrevivência de milhares de pessoas – inclusive ela própria – e os reflexos destes atos permanecem até hoje.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 Comments on Lançamento – Os Outros Schindlers

  1. Não, não! Antes de um filme muito bom, A Lista de Schindler é um LIVRO PERFEITO.

    Fiquei com muita vontade de ler este livro. Estes tipos de livros são os mais cruéis, na minha visão. Porque, apesar de mostrar como algumas pessoas conseguiram sobreviver, você consegue ver o quão longe o ser humano chegou para destruir vidas e quantas foram perdidas e não tiveram sorte.

    Natália
    Ler Não Atrofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.