O Pão da Amizade
Título Original: Friendship Bread Kitchen
Autor: Darien Gee
Editora: Lua de Papel
ISBN: 9788563066626
Páginas: 392
Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse
Um presente anônimo conduz uma mulher a uma jornada que ela jamais poderia imaginar. Certa tarde, Júlia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simples bilhete “espero que você goste”. Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Ainda abalada pela tragédia que a distanciou da irmã, antes sua melhor amiga, Júlia continua perdida quanto aos rumos de sua vida. Ela jogaria fora o presente anônimo mas, para alegrar Gracie, concorda em assar o pão. Quando Júlia conhece duas recém-chegadas a pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligação ao oferecer a elas uma parte da massa. A viúva Madeline Davis está trabalhando para manter aberto o seu salão de chá, enquanto a famosa violoncelista Hannah Wang de Brisay esta numa encruzilhada, com o fim da carreira e o do casamento. Na cozinha do salão de chá de Madeline, as três mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre. Nao demora para que todos em Avalon estejam assando o pão em suas cozinhas. Mas este momento feliz e as novas amizades também apresentam um novo desafio: a necessidade de reencontrar a irmã e lidar com uma situação que ela preferia esquecer. O pão da amizade conta uma história espiritual e comovente sobre vida, amizade, dores e dificuldades, comida e família, mas tambem sobre a necessidade de mantermos acesa a esperança.

Opinião
Utilizando-se de uma escrita fácil de acompanhar, uma história gostosa e personagens incrivelmente comuns, Darien Gee me surpreendeu com “O pão da amizade”.
Gosto quando os autores apresentam personagens “reais” com uma vida comum e que tem problemas que podem atingir qualquer pessoa, isso faz com que nós leitores criemos certo vinculo com eles e trazemos várias lições que eles aprendem para nossa realidade.

A história é um reflexo do dia-a-dia de uma pequena cidade onde todos os moradores se conhecem. Aparentemente não é nada fantástico, mas o seu conteúdo é realmente inspirador.
Para mim ficou claro que o personagem principal do livro é o próprio pão da amizade. Ele é o que há de comum nas várias histórias descritas. Ele é o responsável pela união dos personagens com seus familiares e vizinhos.

Como o livro é escrito em terceira pessoa, da aquela impressão de que você está ali, na cidadezinha de Avalon, convivendo com os personagens e os observando, querendo saber mais das dificuldades deles para poder ajudá-los.
Darien Gee consegue passar, claramente, os sentimentos de seus personagens para o leitor. Com certeza quem ler vai sorrir, chorar e se emocionar muito, principalmente com Julia, Hannah e Madeline.

Um ponto negativo foi focar muito na personagem Julia no começo até o meio do livro e depois (quando a vida dela começa a melhorar) a personagem fica um pouco de lado. Gostaria que a autora tivesse descrito melhor o caminho que Julia percorreu para melhorar seus relacionamentos.
E um ponto muito positivo do livro é ter a receita do pão no final! É gordice, eu sei, mas os personagens falam tanto sobre o quanto ele é delicioso e como seu cheiro é maravilhoso, que com certeza tentarei fazer o pão!

Nota 8

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 Comments on Resenha – O Pão da Amizade

  1. Essa é a segunda resenha que leio sobre o livro e os comentários positivos me animaram. Ok, o enredo em si não parece ser nada de tão espetacular, mas fiquei com a sensação de que a história deve ser de uma sensibilidade enorme. A receita do pão no fim do livro foi o que mais me deixou curiosa hehehe (comentário de uma gulosinha!). Eu também, com certeza, após ler algo em que só se fala do tal pão durante toda a história, iria querer testar a receita no minuto seguinte!

    Ah, aproveitando, tem sorteio de ESTAÇÃO JUGULAR lá no blog:
    http://escrevendoloucamente.blogspot.com/2011/07/sorteio-estacao-jugular-de-allan-pitz.html

    Bjoka!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.