Platão E Um Ornitorrinco Entram Num Bar…
Título Original: Plato And A Platypus Walk Into a Bar…
Autor: Thomas Cathcart & Daniel Klein
Editora: Ponto de Leitura
ISBN: 9788573028843
Páginas: 230
Amazon

Sinopse
Tom Cathcart e Daniel Klein revelam em Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar… a relação entre assuntos aparentemente tão distantes – filosofia e humor. “A construção e recompensa das piadas e a construção e recompensa dos conceitos filosóficos são feitas da mesma matéria. Ambas estimulam a mente de formas similares. Isso porque a filosofia e as piadas provêm do mesmo impulso: confundir nossa sensação de como as coisas são, virar de nosso mundo pernas para o ar e desencavar verdades ocultas sobre a vida, muitas vezes incômodas. O que o filósofo chama de insight, o humorista chama de zinger”, explicam.

Opinião
Um colega de trabalho me disse que estava lendo um livro muito bom e eu como uma boa leitora curiosa que sempre busca livros para aumentar a lista “tenho que ler” perguntei qual era. Quando ele me disse o nome “Platão E Um Ornitorrinco Entram Num Bar…” eu fiz uma cara de “Mas que nome é esse?! Isso é bom mesmo?”. É… eu julguei o livro pelo nome… Mas como ele me falou muito bem do livro, resolvi arriscar a leitura e, para minha sorte, ele é realmente muito bom.
“Platão E Um Ornitorrinco Entram Num Bar…” ensina os conceitos importantes da filosofia (lógica, existencialismo, metafilosofia, filosofia social e política, entre outros) de forma simples e divertida, usando piadas como material de apoio. Sim, isso é possível! Veja dois exemplos abaixo.

Paradoxo de Russel:
“Existe uma cidade na qual um único barbeiro – um homem, por sinal- faz a barba de todos os cidadãos e só dos cidadãos que não fazem a própria barba.
O barbeiro faz a própria barba?
Se ele faz, não faz. E se não faz, faz.”

Relativismo
“PAT: Estou ligando da estrada com meu celular novo.
MIKE: Tome cuidado, Pat. Acabaram de falar no rádio que tem um maluco dirigindo na contramão dessa estrada.
PAT: Um maluco? Eu diria que são centenas!”

Infelizmente, por ser um livro pequeno, ele aborda os conceitos de forma superficial, porém ele cita vários filósofos e suas obras, então o leitor que se interessar pode buscar se aprofundar nos assuntos.
Gostei muito desse livro. Indico para as pessoas que não conhecem muitos conceitos filosóficos mas que tem interesse em aprender. Ao final do livro tem uma linha do tempo dos grandes momentos na história da filosofia, que pode servir de guia de estudos.

Nota 8

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 Comments on Resenha – Platão E Um Ornitorrinco Entram Num Bar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.