Sonhe Mais
Título Original: Sonhe Mais
Autor: Jai Pausch
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630557
Páginas: 256
Amazon

Sinopse
Jai Pausch passou por um trauma: a perda do marido para um câncer de pâncreas. A enfermidade de Randy Pausch também destruiu as verdades e as certezas em que Jai acreditava. Pega de surpresa pela doença, que avançou rapidamente, Jai Pausch precisou inverter suas prioridades. Acostumada a cuidar da família, percebeu que aquele era, também, o momento de cuidar de si mesma, porque, do contrário — caso fraquejasse —, sua família não sobreviveria. E, apesar de todas as alterações pelas quais passou, foi capaz de registrar a maior parte de suas experiências, dúvidas e medos.

Este registro acabou se constituindo num relato vigoroso sobre como a morte muda o relacionamento entre as pessoas e sobre como é possível sobreviver, passo a passo, a essas mudanças.

Sonhe Mais é referência para todos os que estão vivendo uma fase de transição e é leitura obrigatória para aqueles que passaram, ou estão passando, por um momento de dor.

Opinião
Escolhi esse livro “no escuro” #vivendoperigosamente. Não li sua sinopse e julguei pela capa que era um romance de história triste. Bem… acertei que era uma história triste, porém é uma história real cheia de emoção que aborta um tema muito delicado, o câncer.

Jai Pausch era uma mulher feliz com seus 3 filhos e seu marido Randy Pausch, um Ph.D.da Universidade Carnegie Mellon, que a amava muito. A vida de Jai beirava a perfeição até o momento que descobriram que seu marido Randy tinha câncer de pâncreas e era inoperável.
Randy começou a fazer os tratamentos para conter o câncer e não queria que outra pessoa o visse definhando então sua esposa se tornou sua cuidadora em tempo integral e esse é o ponto central da história.

Em “Sonhe Mais” Jai conta sua luta durante essa terrível fase de sua família e como conseguiu passar por essa provação com muita tenacidade. Randy em seus últimos dias de vida sentia a necessidade de mais atenção de sua esposa que, além de cuidar dele, tinha que ficar de olho nos 3 filhos e com isso Jai sentia que Randy não valorizava tudo o que ela fazia pela família. No livro temos essa visão do cuidador que muitas vezes esgota suas energias para que todos estejam bem mas que esquecem de si próprio e sempre acha que não está fazendo o suficiente.

A história de Jai é tão comovente que não aguentei e chorei algumas vezes durante a leitura. Tudo o que ela passou é algo que não consigo me imaginar passando e admiro muito essa incrível força que os cuidadores tem.
Infelizmente a história dela se repete em todos os lugares do mundo e creio que esse livro seja de grande ajuda para quem está nessa mesma situação.

P.S. Para quem interessar, Randy é o autor do livro ‘A Lição Final’ e alguns meses antes de sua morte ele fez sua última palestra homônima. Essa palestra você pode achar no youtube e ver Randy, que já estava bem ciente da aproximação de sua morte, feliz e incentivando as pessoas buscarem seus sonhos de criança.

Nota 8

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comments on “Resenha – Sonhe Mais”

  1. Nossa, me emocionei só de ler a resenha. Nunca passei por algo parecido e tenho medo de acontecer comigo ou com alguém da minha família e infelizmente não estamos imunes a isso. Acredito que o livro seja de grande ajuda tanto para preparar quanto para amenizar a dor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.