Um Gato de Rua Chamado Bob
Título Original: A street cat named Bob
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631523
Páginas: 240
Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse
Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).

Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.

Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.

Opinião
O livro é uma autobiografia de James, um dependente químico que tocava guitarra ilegalmente nas ruas de Londres para sobreviver e que um dia, voltando para seu apartamento, encontrou um gato de rua muito machucado e eles criaram uma conexão instantânea que mudaria a vida dos dois.
Apesar de mal conseguir se sustentar, James não resistiu a tentação de pegar o gatinho para cuidar.

Não sou muito fã de gatos #dogsareawesome mas acho que todos os animais de estimação, seja ele qual for, tem o poder de despertar algo bom em seus donos e nas pessoas a sua volta. Nesse caso, Bob não foi diferente. Além de despertar o instinto “protetor” de James, ele atraía a simpatia de uma grande quantidade de pessoas, o que é muito bom quando você é um artista de rua, certo?
James escreve várias vezes sobre como se sentia invisível ou como causava uma certa ojeriza nas pessoas até o momento em que Bob apareceu e as pessoas o paravam para conversar com ele.
Além de tirar a “capa da invisibilidade do Harry Potter”, como diz o próprio James, o que mais mudou na vida dele foi o fato de ter mais uma vida para cuidar. Isso trouxe para ele uma coisa que ele nunca teve: responsabilidade.

Eu sempre tivera que cuidar de só uma pessoa, simplesmente porque não havia mais ninguém para fazer isso. Como resultado, minha vida se tornara muito egoísta. Tudo girava em torno da minha sobrevivência, dia após dia.
A chegada de Bob à minha vida mudou tudo isso dramaticamente. De repente, assumi uma responsabilidade extra. A saúde e a felicidade de outro ser dependiam de mim.

Essa nova responsabilidade fez com que a força de vontade de James aumentasse para largar sua dependência química e tentar reconstruir sua vida.

Esse livro não é a história de um gato mas sim de uma grande amizade e o poder de transformação que ela tem.
Apesar de não ter um clímax, o livro não é entediante e consegue fazer o leitor querer saber mais do futuro desses dois companheiros.
Gostei muito, principalmente da forma como ele mostra que nada acontece por acaso.

Nota 7

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comments on “Resenha – Um Gato de Rua Chamado Bob”

  1. Parece legal.. Eu apenas não sou o tipo de pessoa que lê livros assim.. Talvez daqui a um tempo, nunca se sabe quando gostos vão mudar. E eu realmente odeio gatos, sou traumatizada u–u Enfim, Parabéns pela resenha :3

  2. Oi, 🙂

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e sinceramente não sei se é meu tipo leitura… também prefiro cachorros *—* rs’ Mas, como você disse, também acredito que todos os animais de estimação podem despertar o melhor nas pessoas.

    Deve ser uma bela história – aliás, todas as histórias de amizade verdadeira são *-* – quando alguém pode ser mudado tão profundamente. Ainda não sei se vou ler, mas se sim vai ser só pela sua resenha =D rs’

    ~> Beijusss…;*

  3. Eu adoro biografias, ainda mais se tiverem animais envolvidos!

    Esse livro está na minha lista de desejados desde antes do lançamento nacional, mas eu ainda nao tive oportunidade ($) de le-lo!: /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.