Em Busca De Um Final Feliz
Título Original: Behind The Beautiful Forevers
Autor: Katherine Boo
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse
Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia.

A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).

O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.

Opinião
Katherine Boo, redatora da revista The New Yorker que já estava acostumada a fazer matérias sobre comunidades pobres nos EUA, decidiu viajar para Índia e ver a situação dos moradores de Annawadi, uma favela perto do aeroporto e cercada por hotéis luxuosos. Dessa sua experiência, ela escreveu “Em Busca de Um Final Feliz”, um livro de não ficção que conta a história de alguns moradores dessa favela.

Katherine discorre sobre vários moradores da favela mas seu foco se mantém nos Husain (família que trabalha com a compra e venda de lixo), em Asha (mulher casada, mãe de dois filhos e que se acha a senhora da favela pois participa de um partido político e possui contatos importantes), em Fátima (também chamada de Perna Só, uma deficiente física que se prostitui) e em Sunil (garoto catador de lixo mas que tem a esperança de um mundo melhor).

A história do livro é bem densa e seu conteúdo é carregado de críticas a sociedade indiana e à corrupção absurda existente no país.
Asha, a senhora da favela, pede suborno descaradamente a toda e qualquer pessoas mais miserável que ela para poder manter seu status e a polícia está pouco se importando com o certo ou errado, o que importa é quem vai poder pagar mais para ter o favorecimento da lei.

“Os ratos morderam ambos os irmãos, enquanto dormiam, e as mordidas tinham virado feridas na cabeça da menina. Mas recentemente, ela ficara careca porque seus furúnculos ficaram cheios de vermes.”

A India é uma das maiores economias do mundo mas em contrapartida tem a maior concentração de pessoas pobres do mundo e neste livro podemos acompanhar a vida de pessoas que vivem com menos de 2 dólares por dia.

“Mais annawadianos tiveram que reaprender a digerir ratos. Sonu encarregou Sunil de catar sapos na favela Naupada, já que os sapos de lá tinham um gosto melhor do que aqueles do lago de esgoto.”

Por conta de sua complexidade, a leitura foi bem difícil. Como pode-se ver pelas partes retiradas do livro, a leitura não é indicada para passar tempo. É daqueles que você lê um capítulo e demora para digerir o que leu.

Nota 7

Blogueira, booktuber e desenvolvedora de sistemas . Apaixonada por livros, séries, chocolate e coisinhas fofas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.