O Livro da Loucura e das Curas
Título Original: The Book of Madness and Cures
Autor: Regina O’Melveny
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630427
Páginas: 352
Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse
Após o desaparecimento repentino de seu pai, Gabriella Mondini enfrenta uma crise: sem o seu aconselhamento, ela não pode mais praticar a medicina. Então, junto de seus dois fiéis servos, Olmina e Lorenzo, ela explora toda a Europa para descobrir para onde — e por que — ele se foi. Seguindo pistas das ocasionais e enigmáticas cartas do pai, ela vasculha as capitais europeias expandindo os horizontes de seu mundo e acrescentando conhecimentos ao imenso livro das curas que está escrevendo. No entanto, ela não conhecerá apenas os limites físicos do continente, mas, também, os mistérios do amor, da perda e da mortalidade. Mistérios que estão no coração de cada alma viajante, especialmente na alma de seu pai.

Opinião
O título do livro me chamou atenção e criei uma expectativa em cima dele mas no fim ele me decepcionou muito.

O livro começa falando de Gabriella, uma jovem médica que “perdera” seu pai. “Perdera” porque ele saiu em uma viagem e escrevia esporadicamente para sua filha mas em sua última carta ele disse que era para sua família esquecê-lo.
Gabriella que além de amá-lo muito e tê-lo como herói, precisava dele como seu conselheiro para praticar a medicina, afinal, naquela época (século 16) uma mulher que lidava com cura, era considerada bruxa. Por conta disso, Gabriella resolve sair de sua cidade com 2 criados e iniciar uma aventura em busca de seu pai.
Essa aventura tinha tudo para ser boa mas foi completamente maçante.
Não abandonei o livro porque, como uma boa bookaholic, livro iniciado é livro terminado! Mas para sobreviver chegar ao fim dele, tive que intercalar a leitura com outros livros. Achei realmente cansativo.

Gostei do contexto histórico e ele é bem descrito. A principio foi fácil entrar no mundinho de Gabriella e acompanhar as dificuldades da época mas tudo isso poderia ter sido melhor aproveitado. Em certo ponto a história fica “mais do mesmo”, deixa de surpreender e foi igualmente fácil me desinteressar pelo livro.

Enfim, posso dizer que fiquei bem desapontada com o a história. A autora Regina O’Melveny veio do mundo dos poemas, esse foi seu primeiro livro de história e talvez por isso ele não tenha um ritmo perfeito.

Nota 4

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comments on “Resenha – O Livro da Loucura e das Curas”

  1. Olá Vanessa…Quando comecei a ler sua resenha que esta historia completamente diferente deveria ser super interessantes, mas realmente uma pena que a historia a não seja “tudo aquilo”, pois com certeza é um livro com uma proposta bem instigante, mas apesar de você não ter gostado tanto da leitura, confesso que ainda tenho curiosidade em ler.
    Beijos!!

  2. Já tinha ouvido falar sobre este livro, porém nunca parei para poder dar atenção a ele. Quem saiba eneste ano eu não vá ter a oportunidade de lê-lo.

  3. Também sou assim, quando começo uma leitura quero ir até o fim mesmo se ela não esteja fluindo muito. Apesar da sua opinião sobre o livro eu daria uma chance pra ele, pra tirar a minha própria conclusão.
    O titulo realmente chama a atenção, a sinopse também é interessante e eu particularmente gostei muito da capa.
    Bjs 🙂

  4. Eu simplesmente me apaixonei pela sinopse e pela capa do livro,apesar de a sua opinião não ter sido a unica negativa que li.
    Não posso afirmar de certeza se vou gostar ou não :s,mas pretendo lê-lo…

  5. Só abandono um livro se ele for extremamente chato, mesmo assim volto e termino depois de um tempo,a história se passar no século 16 já é interessante, agora o amor da filha pelo pai, capaz de a fazer largar tudo o procurando é na minha opinião o grande trunfo do livro, mesmo que essa busca seja cansativa, talvez um pouco dramática demais o que dá para perceber pela capa, uma médica escrevendo um livro de curas e seguindo pistas do paradeiro do pai me deixaram curioso para saber como termina essa história, mesmo que saia decepcionado depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.