Um Porto Seguro
Título Original: Safe Haven
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Opinião
Faz muito tempo que não leio um livro do Nicholas Sparks mas não tinha me esquecido da carga emocional que há em suas histórias.
Quem conhece o autor, sabe que ele segue uma “receita de bolo” em seus romances que sempre da certo. “Um Porto Seguro” segue essa linha mas tem um elemento a mais que me pegou totalmente desprevenida, fez toda a diferença na história e o autor conseguiu criar uma narrativa ainda mais tocante.

Aqui temos Katie, uma mulher com um passado misterioso que se muda para uma cidade pequena e desconfia de tudo e de todos.
Temos Alex, viúvo, pai de dois filhos e todo perfeito que se interessa por Katie.
E por fim, temos Jo, vizinha de Katie, que ganhou sua confiança e se tornou sua melhor amiga naquela cidadezinha.

O livro pode ser separado em 3 partes em que autor brinca muito com a curiosidade do leitor.
Primeiro a parte do romance nos fazendo ler sem parar para descobrir o que levou Katie à aquele lugar distante e vendo sua conexão com Alex e seus filhos evoluindo. Depois que isso é revelado, o livro ganha um leve tom de thriller, mais dinâmico e denso que te impede de soltar o livro e, por último, um toque místico que pega o leitor desprevenido e faz você acabar o livro com essa cara:

Fiquei tão apaixonada por esse livro que decidi ver o filme em seguida, enquanto a história ainda estava fresca na minha memória, mas foi a pior coisa que eu fiz.
Já é conhecido de todos que os filmes nunca chegam aos pés dos livros mas esse foi demais!
A essência foi mantida mas a história mudou completamente. Achei o filme bem sem graça, ficou basicamente focado no romance de Katie e Alex e todo o resto, que é a parte mais interessante, ficou em segundo plano.
Se você desistiu de ler depois de ver o filme, repense sobre isso!

Nota: 8

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 Comments on Resenha – Um Porto Seguro

  1. Adoro os livros do Nickolas.

    Ainda não tenho esse, mas pretendo lê-lo o quanto antes!
    Estou terminando “Precisamos falar sobre o Kevin”, o filme também não fez jus ao livro! Incrível como sempre fica faltando um monte de coisas importantes.. 🙁

  2. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: http://www.umcontainer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.