Como Eu Era Antes de Você
Título Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse
Como Eu Era Antes de Você – Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Opinião
Louisa Clark, uma mulher de 26 anos que não sabe o que fazer da vida, é demitida do café onde trabalhava como garçonete. Após várias tentativas frustradas em novos empregos, surgiu a oportunidade de cuidar de Will Traynor, um rico e jovem tetraplégico. Apesar de Louisa não ter experiência como cuidadora, a mãe de Will acha que ela pode trazer um pouco de animação para seu filho que vive com em constante mal humor e deprimido.

O trabalho de cuidadora foi mais difícil do que Louisa pensava pois Will a trata rudemente e nunca a quer por perto.
Além de ter problemas no trabalho, Lou namora Patrick, que a agradava muito até se tornar triatleta. Depois disso, Patrick só pensa em treinos, calorias e competições e Lou se sente rejeitada. Para completar, sua família passa por problemas financeiros e por mais que ela deseje largar esse emprego, não pode porque deve ajudar a sustentar a casa.

Eu fiquei apaixonada e ao mesmo tempo muito irritada com os personagens.
Will, por exemplo, era um homem ativo, gostava de trabalhar e viajar até acontecer o acidente que o deixou tetraplégico. Ele não aceita sua atual condição e já tentou se matar para acabar logo com seu sofrimento pois além de não conseguir se mexer, sente constantes dores e toma diariamente vários remédios para controlá-las.

Por estar nesta situação e sem perspectiva de melhora, Will se torna uma pessoa infeliz e amargurada, o que é totalmente compreensível, mas Lou parece não entender.
Ela é muito egoísta, não só com Will mas também com sua irmã que já tem um filho. Sempre se faz de vítima e acha que tudo é mais difícil na vida dela. Deu muita vontade de entrar no livro e sacudir a personagem para ela acordar para vida rs

Felizmente ao longo do livro, Lou amadurece e nem parece a mesma pessoa do inicio da história. Ela compreende as dificuldades de Will e tenta fazer a vida dele um pouco melhor e mais divertida, o que nem sempre da certo, mas os dois acabam se entendendo e criando um forte vinculo.

“Como eu era antes de você” é aquele livro que vai te arrancar sorrisos e lágrimas muitas lágrimas um rio de lágrimas. Mais do que um romance, é um livro para refletir sobre a vida.

Abaixo um diálogo entre Lou e Will após ele contar a ela as viagens e aventuras que já tinha vivido.

— Não acha que é mais difícil para você… se adaptar, digamos assim… Porque você fez todas essas coisas?
— Está perguntando se eu preferia não ter feito nada?
— Estava pensando se não seria mais fácil para você. Se tivesse tido uma vida menos rica antes. Viver assim, como você vive agora, quero dizer.
— Jamais me arrependerei do que fiz. Porque, quase sempre, se você está enfiado numa cadeira assim, só pode ir aos lugares da lembrança.

Nota 9

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comment on Resenha – Como Eu Era Antes de Você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.