Jardim de Inverno
Título Original: Winter Garden
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse
Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.

Opinião
Meredith e Nina Whiston sofreram muito quando eram crianças por ter uma mãe fria e distante. O único momento íntimo entre elas era quando a mãe contava um conto de fadas para elas dormirem mas ela nunca chegava ao final da história.
Elas achavam que a mãe não as amava mas o pai era um homem muito atencioso e carinhoso que, de certa forma, cobria essa falta que a mãe fazia.
Anos depois, quando Meredith e Nina já eram adultas, o pai faleceu e seu último pedido foi implorar para Anya, a mãe, contar para as filhas a história até o final.

Meredith era a mais resistente pois, por conta de um episódio em sua infância, jurou que nunca mais iria escutar as histórias da mãe novamente, mas como esse foi o último pedido de seu amado pai, Meredith deu o braço a torcer e deu atenção ao conto de fadas.
Enquanto ouviam o conto, elas notaram havia algo de errado com ele. Havia partes que elas não se lembravam e que eram bem esquisitas para estar em uma história infantil. Foi assim que elas descobriram que aquilo era mais do que um conto e sim a história sofrida de sua família.

Misturando romance com um contexto histórico terrível, Kristin Hannah fez um belo livro mostrando como a guerra pode afetar uma família. A história de Anya se passa na União Soviética, na época da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente na região de Leningrado, uma das regiões que mais sofreram por conta do cerco das tropas inimigas. Nessa cidade, a comida era extremamente racionada pois quase não chegava alimento na região e muitas pessoas morreram de frio, fome e outras doenças ocasionadas por conta disso.
Anya descreve duramente tudo o que ela passou para cuidar de sua família em meio a guerra e tudo que ela perdeu no meio do caminho.

“Jardim de Inverno” é extremamente triste (leia com lenços) e você consegue sentir o desespero e a dor de seus personagens. A história da família de Anya não foi bonita mas com suas duas filhas dando apoio, ela finalmente encontrou a paz e o amor que precisava.

Nota 8

Blogueira, booktuber e desenvolvedora de sistemas . Apaixonada por livros, séries, chocolate e coisinhas fofas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comments on “Resenha – Jardim de Inverno”

  1. Oi! Li outro livro da autora há bastante tempo e me apaixonei pela escrita e a forma como a mesma transmite os sentimentos ao leitor. Pela sua resenha, percebo que Kristin consegue realizar o mesmo efeito com esta estória. O enredo me interessou muito, fiquei curiosa para acompanhar o desenrolar e descobrir como é todo o conto, deve ser muito emocionante e triste. Ótima resenha. 🙂
    beijos ♥

  2. Estou louca para ler esse livro. Está em minha lista de leitura há muito tempo, pois li muitas críticas positivas quanto à ele… Aparentemente é muito bom. Sempre gostei de livros do gênero, e apesar de nunca ter lido nada da autora, portanto não conheço o estilo de escrita dela, acredito que vou gostar muito desse. Acho que é justamente aquele tipo para ler com lenços na mão… Emocionante, é essa a palavra para livros como esse. Sem falar nessa capa perfeita… Linda!

  3. Estou muito ansiosa para ler este livro, além de o nome ter me despertado certa curiosidade, a sinopse é ótima, além de ser mais um livro na minha lista de lidos seria mais um para minha estande que futuramente quero obter.

  4. Gosto muito de livros que relatam fatos que aconteceram durante a guerra, contadas por algum sobrevivente. É sempre triste, mas às vezes são as melhores histórias. E eu, particularmente, gosto de histórias que retratam essa época, seja por meio de lembranças ou durante a guerra mesmo. Espero ter a oportunidade de ler. Já vai pra minha lista. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.