Capa O livro dos cachosO livro dos cachos
Autor: Sabrinah Giampá
Editora: Paralela
Páginas: 144

Sinopse
“O liso é sempre mais chique e elegante!”
“O cabelo enrolado não é profissional.”
“Não dá para ir à festa sem fazer chapinha!”

Se você tem cachos, provavelmente escuta frases como essas desde a infância. Isso porque, em nossa sociedade, o cabelo não liso é tido como um problema que deve ser corrigido a qualquer custo. Não é à toa que o Brasil é um dos países em que mais se gasta dinheiro com tratamentos químicos de alisamento.
Mas o que está por trás da suposta supremacia do liso? Quais são os males que as escovas progressivas, japonesas e afins trazem para nossa saúde? Como tratar, hidratar e estilizar nosso cabelo (e o de nossas filhas) de forma eficaz e saudável, respeitando a natureza dos fios?
Em O livro dos cachos, Sabrinah Giampá – jornalista e cabeleireira com especialização em cachos – responde a todas essas perguntas de maneira simples e direta. De quebra, ensina técnicas infalíveis para escolher os produtos adequados, higienizar o cabelo da maneira correta e, claro, combater o ressecamento e o tão temido frizz. Uma leitura indispensável para todas as mulheres, cacheadas ou não. E aí? Pronta para fazer as pazes com suas madeixas?

Opinião

Você tem o cabelo ruim

Sabe essa frase acima? Eu cresci ouvindo ela.
Muitas meninas no Brasil cresceram aprendendo que cabelo cacheado é ruim, feio e que não combina com ninguém. Resultado? Várias meninas/mulheres passando mil produtos químicos para ter o cabelo liso que a sociedade determinou como sendo o cabelo ideal. Só para esclarecer, eu fui uma delas.

“O Livro dos Cachos” é como se fosse uma manual para as cacheadas. Começa falando sobre cada tipo de cabelo e curvatura e qual o melhor método para cuidar do seu tipo de cabelo. Nele contém também a descrição dos métodos de low-poo e no-poo, como eles funcionam, ingredientes proibidos e como se iniciar na técnica. Além disso, o livro também trata de empoderamento e aceitação.
Sabe quando o povo fala que “tá na moda ter o cabelo cacheado”? Então, não é moda. O ponto é que finalmente as mulheres se sentiram livres e fortes o suficiente para encarar a sociedade e se amar como são.

Se você é uma das que não aceita seu cabelo natural, é impossível não se identificar com a luta que a Sabrinah travou por anos contra seu cabelo até finalmente aceitá-lo e descobrir como cuidar dele.
Além disso, ele traz o depoimentos de várias mulheres que foram ofendidas por conta de seus cachos, mostrando o quanto é difícil se aceitar quando o mundo lá fora não para de destruir sua autoestima mas que todo o esforço vale a pena no final.

Esse livro é perfeito para quem está pensando em iniciar ou já iniciou a transição capilar e quer saber mais sobre como cuidar de seus cabelos naturais. No final do livro ele traz um mini dicionário de termos que as cacheadas estão acostumadas a utilizar então se torna bem útil para quem está passando por essa fase e ainda está um pouco perdida.

P.S. Eu estou passando pela transição capilar e fiz um Instagram para mostrar/incentivar/receber apoio de outras pessoas que também estão passando por isso. Se quiser me seguir o Insta é @projeto_cabelonatural

Nota 7

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.