Capa do livro O PerfumeO Perfume – A História de um Assassino
Título original: Das Parfum – Die Geschichte eines Mörders
Autor: Patrick Süskind
Editora: Editora Record
Páginas: 279
Comprar: Amazon|Submarino|Americanas

Sinopse
França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

Opinião
Recentemente o podcast Covil de Livros fez um cast sobre o livro O Perfume e chamou muito minha atenção. Esse livro é de 1985 mas eu nunca tinha ouvido falar nele, o que me deixou espantada pois até tem um filme baseado nele que eu também não conhecia. É, eu sei, sou desinformada mesmo 😛 Pois bem, assim que eu acabei de ouvir o podcast, fui correndo atrás do livro.

Em O Perfume Patrick Süskind nos mostra o mundo a partir de outro ponto de vista, ou melhor, a partir de cheiros. Com seu personagem Grenouille desprovido de qualquer odor característico mas que possui um super poder olfativo, vamos acompanhando sua saga desde seu nascimento até sua vida adulta onde tudo se baseia em cheiros.

Desde pequeno Grenouille causa estranhamento nas pessoas mas elas não sabem o porque mas isso ocorre pois a criança não exala nenhum cheiro. Quando ele vai crescendo e descobrindo sua hipersensibilidade olfativa, Grenouille começa a trabalhar com um perfumista e, por conta de seu dom, consegue combinar vários ingredientes para criar perfumes perfeitos e harmônicos. Além disso, ele sabe a importância que os cheiros tem para as pessoas e com isso começa a criar um perfume para cada sentimento que ele quer despertar. Quer passar desapercebido? Quer ser desejado? Quer transparecer bondade e inocência? Grenouille controlava facilmente as pessoas pelo seu cheiro artificial. Isso não seria um problema tão grande se Grenouille parasse por ai mas ele decidiu fazer o melhor perfume do mundo, que despertasse os desejos mais intensos nas pessoas que o sentisse.

A história parece ser sem graça no começo mas é impossível não mergulhar na sua história usando nossa memória olfativa. Enquanto você lê o livro, toda a descrição de cheiros dada por Patrick Süskind compõe seu cenário sem se preocupar muito com a descrição visual das coisas.

O livro é pequeno mas achei que as vezes o autor pecou no excesso de descrição e em certas partes o livro ficou bem maçante. De qualquer forma vale a pena a leitura, achei a história muito criativa e, por mais maluca que pareça, totalmente crível.

Nota 8

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não é um robo? Prove! * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.